bees-honey
17 nov

Tudo sobre: Extrato de Própolis!

Olá pessoal!! Tudo bom? Hoje eu vou falar para vocês sobre um queridinho meu! Quem é meu paciente ou seguidor já sabe que falo muito sobre o uso do extrato de própolis. E não é à toa, afinal ele é um aliado e tanto para saúde nossa saúde! Por isso resolvi escrever sobre ele, assim vocês podem entender melhor!

A palavra “própolis” significa defesa, isso porque as abelhas usam o própolis para proteger a colméia de fungos e bactérias, tapando os buracos dos favos com essa substância. As propriedades antibióticas e fungicidas desta substância, que em nossa língua se chama própole, eram conhecidas desde a mais remota antiguidade pelos sacerdotes egípcios e pelos médicos gregos e romanos, assim como por algumas culturas sul americanas.

Captura de Tela 2017-03-02 às 11.11.02

Qual composição nutricional?

Sua composição é rica em flavonóides, polifenóis e óleos essenciais, que são antioxidantes naturais. Por sua fórmula variada, já foram detectados mais de 250 componentes e 50 princípios biologicamente ativos. Sua composição é muito rica  também em minerais (mais de 20), bálsamos, resinas, vitaminas, 7 aminoácidos.

Material resinoso, resultante da mistura de enzimas da cera de abelhas e do pólen das plantas, o extrato de pólen geralmente é extraído em solução alcóolica ou aquosa para solução oral e em glicol para aplicações cosméticas. O alcóolico eu indico com mais frequência, porém ele tem algumas contraindicações – por exemplo pessoas com esteatose hepática devem evitar.

Quais seus benefícios?

O extrato de própolis possui mais de 20 propriedades já estudadas, entre as principais de ação: ação antibacteriana, anti-parasitária, anti-inflamatória, antioxidante, anti-tóxicos e alérgica.

Para mim uma das propriedades terapêuticas mais interessantes do extrato de própolis  está no tratamento de doenças de fundo alérgico do aparelho respiratório, como rinites, sinusites, asma e bronquite. Ainda é boa para gripes, dores de garganta e imunidade em geral.

Por seu efeito antioxidante ele também ajuda muito na melhora da fadiga crônica e cansaço! Ajuda a ganhar massa muscular e melhorar o perfil de LDL.  Se você trabalha muito ou tem uma vida bem corrida, vale a pena inserir ele na sua rotina alimentar.

 Como utilizar?

Primeiramente, só utilize após indicação de seu nutricionista! As doses são individualizadas e deve ser orientada de acordo com a necessidade de cada um. Avisando também que, todos os benefícios são sentidos pelo uso contínuo e não pelo excesso na dosagem!

Há uma gama grande de produtos feitos a partir da própolis. Mas a apresentação mais comum é na forma líquida. Para adultos, geralmente a indicação é de 20 a 40 gotas diluídas em um copo com água, até 3 vezes ao dia. Mas muitas vezes dependendo do plano alimentar bastam 5 a 10 gotas pela manhã.

Dica importante!

Um critério super importante na hora da escolha é a concentração, ele vem escrita no rótulo e pode variar ente 2,5% a 21% nos produtos. O que eu indico:  procure sempre um maior que 10%.  Se encontrar o de 20% ótimo, mas essas quantidades devem ser ajustadas pelo seu nutricionista!

Atenção

Crianças maiores de 1 ano podem tomar uma gota por ano de idade. Menores de um ano não devem consumir o produto. Gestantes e lactentes também devem evitar ou tomar apenas com acompanhamento de profissional.


Gostaram de conhecer sobre o extrato de própolis?

Deixa seu like na matéria e compartilha com os amigos no facebook! 😉

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário