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14 maio

Spirulina uma bactéria que você precisa conhecer!

Olá pessoal!! A matéria da semana no Blog é sobre uma bactéria!! Na verdade uma cianobactéria…a spirulina. Apesar de ter sido considerada uma alga por muito tempo — e de ainda ser divulgada como tal —, a espirulina (ou spirulina) é uma bactéria capaz de fazer fotossíntese.

Ela vive em colônias com aparência semelhante a algas, o que colaborou para a confusão que durou anos para ser desfeita.

Ela geralmente é encontrada e consumida em forma de suplemento – em pó ou em cápsulas, tem sabor intenso e valor nutricional bastante poderoso.

Muitas pesquisas têm comprovado vários benefícios da spirulina para a saúde. Para você ter noção, até hoje já existem mais de 1.200 artigos científicos sobre ela.

Benefícios da Spirulina

 

Um dos maiores benefícios da spirulina é sua quantidade de proteína!!Proteína vegetal de boa qualidade e ideal para quem não consome fontes animais, como veganos e vegetarianos.

Segue valor nutricional:

Uma única colher (7 gramas) de pó seco de spirulina contém:

  • Proteína: 4 gramas.
  • Vitamina B1 (Tiamina): 11% da recomendação diária.
  • Vitamina B2 (Riboflavina): 15% da recomendação diária.
  • Vitamina B3 (Niacina): 4% da recomendação diária.
  • Cobre: 21% da recomendação diária.
  • Ferro: 11% da recomendação diária. Essa quantidade de Ferro é muito boa se compararmos a outras fontes ricas nesse mineral.

algenEla também contém quantidades decentes de magnésio, potássio e manganês, e pequenas quantidades de quase todos os outros nutrientes que precisamos.

Além disso, existem estudos iniciais sobre os benefícios dela para controle de açúcar no sangue, melhora do perfil de colesterol ruim – o LDL, prevenção contra o câncer – ela é um ótimo antioxidante também! E controle de pressão alta.

Como utilizar

 

Primeiramente NUNCA consumir nenhum suplemento sem avaliação de seu nutricionista. Ele é o profissional capacitado para analisar sua saúde nutricional e verificar se existe necessidade ou não da suplementação.

Importante alertar que a Spirulina não deve ser utilizada durante a gravidez, lactação, crianças, nem por fenilcetonúricos.

Normalmente, as doses diárias recomendadas são de 2 gramas. Mas a orientação profissional é fundamental, já que essa quantidade pode variar bastante por pessoa.

ALERTA IMPORTANTE:

A Spirulina não emagrece! São notícias sensacionalistas que estão sendo divulgadas na mídia. Como você acompanha o Blog #COLANANUTRI agora sabe que não precisa acreditar nisso!


Espero que tenha gostado! Agora é só compartilhar com seus amigos!

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Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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