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01 nov

Cúrcuma: uma raiz poderosa

Olá! Vanessa Baad aqui! Tudo bom?

Hoje vou falar sobre um nutriente poderoso, e que muita gente tem me pedido para comentar: a cúrcuma!

Bom, a cúrcuma, é uma raiz da mesma família do gengibre (por isso são tão parecidos), com mais de 300 publicações científicas falando sobre seus benefícios e funções positivas para o organismo. Popular na culinária indiana e na medicina ayurvédica, aos poucos tem se tornado um dos suplementos nutricionais mais aclamados da nutrição e medicina preventiva.

Benefícios da Cúrcuma comprovados em artigos científicos:

Anti-inflamatório natural

A inflamação está presente na maioria dos processos relacionados a doenças crônicas (como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, síndrome metabólica, mal de Alzheimer e várias doenças degenerativas.

Portanto, qualquer coisa que ajude a combater a inflamação crônica é de importância potencial na prevenção e até mesmo no tratamento destas doenças.

Os estudos demonstram que a curcumina tem forte efeito anti-inflamatório. Ela é tão poderosa que se compara à eficácia de algumas drogas anti-inflamatórias. Isso porque ela consegue atuar em múltiplas etapas da via inflamatória a nível molecular.

Antioxidante poderoso

O dano oxidativo é um dos mecanismos por trás do envelhecimento e de muitas doenças. Ele envolve os radicais livres, que são moléculas altamente reativas com elétrons não pareados. Os radicais livres tendem a reagir com importantes substâncias orgânicas tais como os ácidos graxos, as proteínas ou o DNA.

A curcumina é um potente antioxidante que pode neutralizar os radicais livres devido à sua estrutura química. E tem mais! A curcumina também estimula a atividade das enzimas antioxidantes do corpo.

Fonte de compostos Bioativos

Estes compostos são chamados de curcuminoides, dentre os quais o mais importante é a curcumina.

A curcumina é o ingrediente ativo principal da cúrcuma. E o teor de curcumina na cúrcuma é cerca de 3% do peso da cúrcuma. Por isso, se você pretende obter os efeitos completos, então o ideal é tomar um utilizar o extrato com quantidades significativas de curcumina. Ou utilizar diariamente a cúrcuma em seus alimentos.

Pesquisas observaram que para a curcumina ser melhor absorvida, ela deve ser consumida juntamente com a pimenta preta, que contém piperina… uma substância natural que intensifica a absorção da curcumina em até 2000%. Dica boa essa não é mesmo?

Quando há a associação de curcumina e piperina, a dosagem diária ideal para prevenção e manutenção da Saúde é de 500mg de Curcumina + 100mg de Piperina. A curcumina também é lipossolúvel, então pode ser uma boa ideia ingeri-la com uma refeição que inclua gorduras. 🙂 Outra dica boa da sua nutri virtual aqui 😉

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A cúrcuma pode prevenir doenças cardíacas

Vários estudos sugerem que a curcumina leva a melhorias na função endotelial. Um estudo mostra que ela é tão eficaz quanto a prática de atividade física, e outro mostra que ela funciona tão bem quanto a droga Atorvastatina. Bom para prevenção e para o tratamento também!

Ajuda a prevenir câncer

Estudos mostram que ela pode reduzir a angiogênese (o crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores), a metástase (a disseminação do câncer), bem como contribuir para a morte das células cancerosas.

Tratamento da depressão 

A depressão também está ligada a níveis reduzidos do fator neurotrófico derivado do cérebro e a um encolhimento do hipocampo, uma área do cérebro que desempenha um papel no aprendizado e na memória. Existe também alguma evidência de que a curcumina eleve os níveis dos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina e que seu efeito foi melhor do que o Prozac (droga utilizada no tratamento).

Amou a cúrcuma tanto quanto eu?

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P.S: Uma sugestão de consumo é 1,5g do pó (1 col. de chá) na finalização dos alimentos – de 2 a 3 vezes ao dia.


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Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

 

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