12 de fevereiro de 2016

Como tornar o exercício físico um hábito?

Como tornar o exercício físico um hábito?


Olá pessoal hoje a dica é da nossa colunista Jéssica Lins, ela fez uma matéria super bacana sobre a rotina de exercícios físicos no começo do anos . Vale a pena conferir 🙂 🙂

O ano começou e ele sempre vem acompanhado de muitas promessas…arrumar um novo emprego, um novo namorado, se alimentar de forma mais saudável e praticar exercícios físicos. Quem quer praticar exercícios físicos e torná-lo um hábito saudável nas suas vidas, quase sempre encontra dificuldades. Todo mundo sabe que a prática de exercício físico de forma regular faz maravilhas ao corpo e à alma, mas também é verdade que esse não é um dos hábitos mais fáceis de inserir na rotina diária.

Para tornar a sua vida um pouco mais fácil, resolvi dar umas dicas para você conseguir fazer do exercício físico um hábito diário.

Comece aos poucos

Quando iniciamos um programa de exercícios físicos, estamos cheios de energia e empolgados, queremos correr, levantar pesos e ir à academia todos os dias, mas logo em seguida, ficamos desmotivados e desistimos. Se o seu corpo desconhece esta nova atividade na sua rotina é preciso começar devagar, ou seja, 15 a 30 minutos de exercício físico duas vezes na semana. A ideia é começar devagar e habituar o corpo a essa nova rotina. Estabeleça um objetivo fácil, específico e de curto prazo, assim, saberá ao certo se o atingiu ou não.

exercise-stretch

O progresso vem com o tempo

Quando o corpo já estiver habituado à sua nova rotina de exercícios, você poderá aumentar a quantidade e a intensidade. Para saber qual o momento exato da mudança, observe quando os exercícios estão fáceis de executar, então você pode começar a aumentar a duração das sessões. O ideal é que você aumente entre 10 e 15 minutos. Conseguido isso, pode aumentar a intensidade do exercício físico, mas é importante que você não tente fazer as duas coisas ao mesmo tempo e espere ao menos duas semanas antes de fazer alterações, pois esse é o tempo mínimo que o corpo necessita para se adaptar as mudanças.

Estabeleça um horário fixo

Você deve escolher qual a melhor hora para praticar exercícios – de manhã, na hora do almoço, no final da tarde ou à noite. Observe em que horário o seu corpo está mais disposto e se não haverá empecilhos neste momento e mantenha-se fiel a esse horário, pois se não tiver um horário fixo, será mais fácil adiar para quando tiver mais tempo ou mais energia. Quanto menos obstáculos e problemas existirem em torno da formação deste novo hábito, mais probabilidades você tem de ser bem-sucedido. Para ajudar, podemos colocar um lembrete no celular ou um post-it na porta da entrada de casa. Essas são apenas algumas formas de lembrar diariamente que está na hora de se mexer!

Escolha uma atividade prazeirosa

No início do programa de exercícios, é normal sentir preguiça ou perder a vontade de ir à academia ou ao parque, mas se for divertido, você vai esperar com expectativa pela hora do treino. No início deve-se começar devagar e focar no prazer que é caminhar ao nascer ou ao pôr-do-sol no parque, com um céu lindo e sentindo o ar fresco ou então ir à academia fazer novos amigos e ter um momento para cuidar de você. Uma playlist com músicas estimulantes e roupas confortáveis e bonitas também são uma boa opção para te ajudar a não perder o foco nos treinos.


Gostaram da matéria? Não deixem de se cadastrar aqui no canal!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

 

Deixe seu comentário