alfarroba
10 abr

Como substituir o chocolate?

Quando muitos começam a fazer dieta a vontade de comer doce pode ser um desafio! Para que esse período não seja um martírio a dica é substituir o chocolate por opções mais saudáveis.

Vale a pena tentar substituir o chocolate por algo doce, porém menos calórico, isso porque evitar completamente a vontade de comer algo doce nessa época pode ser pior, imagina ver alguém comer chocolate e você apenas olhando? O ideal é tentar iludir seu corpo com alimentos que lembram o sabor doce do chocolate, porém sem a caloria e gordura do mesmo.

A alfarroba é uma ótima opção, originária do Egito a textura e o sabor lembram muito a do chocolate, por ser rica em vitaminas B1 e B2 e vitamina A (protege a pele e a visão), cálcio e magnésio – minerais que, juntos, melhoram a mobilidade dos músculos, ela se torna uma opção muito interessante para praticantes de atividade física.

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Alfarroba, o gosto lembra muito cacau!!

Além disso a alfarroba ajuda o organismo a metabolizar gordura, carboidratos e proteínas. Se você ainda não conhece vale a pena experimentar, em receitas que contenham cacau em pó ela pode ser substituída na mesma medida e deixar a massa ainda mais fofinha.

Outra dica é priorizar os chocolates mais amargos, de preferência com mais de 60% de cacau. O cacau é um alimento termogênico que ajuda a eliminar gordura e acelerar o metabolismo. Existem ainda as opções de chocolates fit, feitos com whey protein e adoçantes naturais como a stévia, o gosto se assemelha muito ao do chocolate ao leite.

Uma receita que adoro e sempre indico é o Brownie de banana com cacau, isso porque lembra muito um bolo de chocolate e o doce é da própria fruta, então anota a receita porque vale a pena experimentar:

Prático e muito gostoso, o Brownie de Banana com cacau é uma boa opção para páscoa.
Prático e muito gostoso, o Brownie de Banana com cacau é uma boa opção para páscoa.

Ingredientes:

– 1 banana média picada;

– 30g de farelo de aveia;

– 2 colheres de sopa de cacau ou alfarroba pó;

– 2 nozes ou castanhas picadas;

– Essência de baunilha.

Preparo:

Em um refratário, adicione a banana, o farelo de aveia e o cacau, amassando os ingredientes até a massa ficar homogênea (mantendo alguns pedacinhos de banana). Acrescente as nozes ou castanhas picadas e algumas gotinhas de essência de baunilha. Misture por mais uns minutos e despeje as porções em potinhos individuais de modo que fiquem preenchidos com pelo menos dois dedos de massa no fundo. Leve ao micro-ondas em potência alta por três minutos, espere esfriar e desenforme.

😉 Espero que gostem da receitinha!

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

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