Cafeina suplemento
26 jul

Cafeína no exercício físico

Olá pessoal, hoje vamos falar um pouco sobre essa substância que sou fã: a cafeína. É uma das poucas substâncias químicas comprovadas no esporte! Vamos entender mais sobre ela!

Cafeína…

A cafeína é uma substância facilmente encontrada, por estar presente no café, em chás e outras bebidas. Sendo considerada a droga mais consumida do mundo.

Mas nutri, precisa chamar de droga? 🙂 Hehe Na verdade ela tem que ser chamada de droga por não ter valor nutricional e por ser capaz de causar dependência após o uso contínuo. Hoje o foco da matéria vai ser falar um pouco sobre ela como um recurso ergogênico (melhora de performance) nas diferentes modalidades esportivas.

café-no-exercício-físico
As mulheres são mais sensíveis a cafeína que os homens.

Quando usar cafeína?

Como já citei ela tem sim sua eficácia comprovada, mas em alguns tipos de modalidade como corridas de longa duração, triatlo e ciclismo. Já para exercícios de força como a musculação ou corridas de curta duração ou com “sprint” (tiros), sua eficácia ainda não foi comprovada.

A maioria dos estudos realmente foi realizada em treinos aeróbicos, isso porque como seu resultado em corridas como maratonas tem sido animador outros estudos tentam obter provar ou confirmar a afirmação de que ela pode sim diminuir o tempo de prova e melhorar o rendimento do atleta ou esportista.

E qual a dosagem de cafeína?

O mais interessante sobre a cafeína é que por ser uma substância que tem uma resposta muito individual (ela varia de pessoa para pessoa) os estudos utilizam um valor entre 6-9 mg/kg de peso nos atletas (não é muito faça o seu cálculo).

No geral em uma xícara de café encontramos 150 mg (em outra matéria prometo falar sobre a quantidade dela em cada alimento). Mas para quem não é um consumidor habitual, aquela pessoa que ingere não utiliza a cafeína diariamente, doses acima de 2mg/kg de cafeína já são capazes de alterar funções metabólicas no sistema nervoso central, muscular e adiposo.

De que forma utilizar a cafeína?

Ok, agora você já sabe quais modalidades são beneficiadas com o uso, mas de que forma utilizar? No pré treino ou antes da prova e também durante a prática esportiva, se for para corridas de longas distâncias. O ideal é saber que sua atuação vai começar a partir de 15-20 minutos. Então deve ser ingerida 30 minutos antes do início da prática esportiva. Geralmente seu efeito vai durar até 6 horas. Mas isso depender do tipo de cafeína ingerida (existe a do alimento, a de cápsulas e as microencapsuladas).

Para um uso sem riscos não se deve ultrapassar 15 mg/kg diárias, o excesso é tóxico e pode causar nervosismo, insônia, tremores e desidratação!! Como a dose segura é bem individual aconselho que antes de qualquer suplementação procure seu nutricionista esportivo.

Vamos falar um pouco mais sobre a cafeína em outras matérias? Deixem suas sugestões!

E não se esqueçam de se cadastrar aqui no blog para receber conteúdo e matérias exclusivas!

Conheça também nosso canal no YouTube – Inscreva-se

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário