BABY1
05 ago

Benefícios da natação para o desenvolvimento infantil

Olá pessoal!! Hoje o tema é da educadora física Jéssica Lins. Ela fez uma matéria super bacana sobre a importância da natação no desenvolvimento infantil, confiram: 😉

Os benefícios de uma prática esportiva iniciada desde cedo são diversos e o mais importante é que a atividade física respeite os limites da idade e seja adequada para cada fase da vida da criança, de maneira que o esporte contribua no seu desenvolvimento.

A natação é uma excelente opção para o público infantil!

 

Para a iniciação, saiba que o mais indicado é esperar que o bebê complete 6 meses. Nesse período, o conduto auditivo, que até então era reto, forma uma curvatura, dificultando a entrada da água, além disso, o bebê estará imunizado contra alguns agentes infecciosos.

A natação é um dos poucos esportes que podem fazer parte da vida da criança desde os primeiros meses, pois é praticada de forma lúdica e recreativa, promovendo uma fácil adaptação ao meio líquido. Podem ser utilizados objetos coloridos, com diferentes formatos e texturas, que ajudam no aprendizado. Existem pesquisas que mostram que crianças que iniciam desde cedo a natação tem um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.

Para isso, o ideal é que o ambiente seja climatizado, com água aquecida e piscina coberta, o que torna a prática mais confortável. Os pais não devem se preocupar com a fralda, pois já existem diversos modelos e marcas que retém a urina, sem riscos de vazamentos.

A natação promove a autoconfiança e a socialização das crianças
A natação promove a autoconfiança e a socialização das crianças

Esse esporte também proporciona a melhora da capacidade cardiorrespiratória, tônus muscular, da coordenação motora, equilíbrio, agilidade e força. Além de desenvolver habilidades psicomotoras como a lateralidade, percepções tátil, auditiva e visual, melhorando a sociabilidade e a autoconfiança.

Não é de se espantar que a natação seja um esporte completo, pois também ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite e problemas ortopédicos.

Além disso, promove uma melhora nos aspectos cognitivo, emocional e social. Socialmente, a natação proporciona um momento de encontro e convívio entre pais e filhos, já que os bebês e crianças precisam da presença de um acompanhante nas aulas, alguém em que a criança confie e fique à vontade. Essa relação de confiança é de fundamental importância para o desenvolvimento afetivo dos pequenos.

Lembre-se que a criança não deve ser exposta a uma única atividade física. O ideal é que ela conheça outras modalidades esportivas e tenha a liberdade de optar pela atividade que lhe dá maior prazer em praticar!!!


Gostaram da matéria?

Não deixe de realizar seu cadastro aqui no Blog e receber as novidades semanais por e-mail. CLIQUE AQUI

Beijos da Nutri,

Vanessa Baad

Deixe seu comentário